sexta-feira, 29 de abril de 2011

A tecnologia na vida das pessoas

O século XXI, o século globalizado, tem de novidade as invenções tecnológicas, que tem como percurso simplificar a vida da sociedade. Mas, de todo caso, isso é verídico?
A tecnologia hoje em dia é uma das coisas que facilita muito a vida das pessoas, tanto no trabalho quanto na vida pessoal, porém, com o auxílio tão próximo e eficaz ao alcance, afastam as pessoas do vínculo social fazendo com que os mesmos esqueçam da vida real e passam a viver no seu mundo virtual.
Um exemplo disso são as crianças, que estão crescendo no habito de utilizar a internet com frequência, ou seja, estão deixando de viver a infância que nós vivemos, que nós sabemos que é boa para o desenvolvimento da criança para viver em um mundo de tecnologia, onde crianças com 5 anos de idade já dominam a linguagem HTML. Isso é bom sim, mas para o desenvolvimento do nosso país, pois teremos crianças cada vez mais inteligentes, mas por outro lado as brincadeiras que toda criança tem que ter na infância ficam cada vez mais esquecidas.

Mas qual é a contribuição que a tecnologia realmente nos dá?
O avanço proporcionado por ela nem sempre é evidente e perceptível, todo pensamento pode ser subvertido. Nesse sentido, toda tecnologia pode ser vítima de abusos. Além do mais, todas as soluções que ela oferece trazem também novos problemas. Mas é preciso observar que, em última instância, a tecnologia amplia as nossas possibilidades de escolha. Em geral, apresenta aos seres humanos outra maneira de pensar sobre algo. Cada invenção permite outra forma de ver a vida. Cada ferramenta, material ou mídia adicional que inventamos oferece à humanidade uma nova maneira de expressar nossos sentimentos e outra forma de testar a verdade, à medida que novas maneiras de expressar a condição humana são criadas, amplia-se o conjunto de pessoas que podem encontrar seu lugar único no mundo.
Contudo, considero que a tecnologia é necessária para o aprimoramento humano, da mesma maneira que a civilização. O mundo da tecnologia e a civilização são a mesma coisa.

Feito por: Guilherme Faria e Jayne Gonçalves

2 comentários: