sexta-feira, 1 de julho de 2011

Deficientes visuais na revolução tecnológica!

Não podemos deixar de falar logo de inicio que as pessoas com necessidades especiais enfrentam inúmeras dificuldades no seu dia-a-dia.Isso porque não conseguem se adaptar a muitas práticas do cotidiano,ou também pelo simples fato de muitos locais não terem adaptação,isso gerando um grande transtorno.Ai vem a grande importância da tecnologia na vida dessas pessoas.
Podemos observar que felizmente as empresas e os pesquisadores estão buscando facilitar a inserção dessas pessoas no convívio social,afinal elas também são competentes e tem o direito de estar incluso no mercado de trabalho,outra conquista foi a participação do governo exigindo que façam adaptação nos ambientes públicos e privados,principalmente para cadeirantes.
A tecnologia vem a cada dia aumentando e com isso os recursos também melhorando,fazendo com que os portadores de necessidades especiais possam fazer suas necessidades e desejos!Podemos ver alguns exemplos de tecnologias que ajuda o dia-a-dia dessas pessoas:


Gadgets em prol dos cegos
A Toshiba lançou há poucas semanas atrás o celular Tactility. O design do teclado foi projetado em alto relevo, com algarismos na linguagem Braille, e permite que o usuário amarre um cordão para usar o celular em volta do pescoço.




Mouse ocular para deficientes motores
O mouse ocular permite que portadores de necessidades especiais (tetraplégicos, distrofia muscular, doenças degenerativas) possam usar plenamente o computador.







Stephen Hawking
Stephen Hawking é o maior exemplo de que a tecnologia pode ser uma aliada para os portadores de deficiências físicas e motoras.
A cadeira de rodas de Hawking é adaptada com equipamentos para atender suas necessidades. Depois de perder o movimento dos dedos, o cientista encontrou outra maneira de se comunicar. Um dispositivo acoplado na armação de óculos e conectado ao computador permite que Hawking “digite” frases através de movimentos dos músculos da fase, direcionando o raio para as palavras que deseja escrever
.



Agora uma matéria que mostra ,feiras especializadas nesses tecnologias:



Por: Luiz André Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário